Biografia Murilo Barletta

H

História

Engenheiro civil formado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Murilo Barletta cumpriu seu primeiro mandato como vereador em Santos, tendo sido eleito com 2.094 votos. Nessa empreitada ainda foi escolhido também 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara. O parlamentar acumula ainda a Vice-Presidência do Diretório Municipal do PR em Santos.

Para ele, apesar de a cidade de Santos possuir uma infraestrutura invejável, se comparada com os demais municípios brasileiros, ainda há muito por fazer em termos sociais e inclusivos com relação aos mais carentes, principalmente por meio do esporte e do lazer, a melhoria da segurança e a capacitação dos jovens para o mercado de trabalho. É preciso fazer com que as escolas públicas e a saúde sejam prioridade dos gestores públicos, juntamente com o cuidado e o tratamento dispensado às pessoas da terceira idade. Na área de meio ambiente é fundamental que se persiga o conceito de desenvolvimento sustentável e se rediscuta temas como a construção civil, o congelamento de favelas e o transporte público.

É imprescindível também estudar soluções criativas em curto prazo que garantam a perfeita mobilidade urbana. Uma alternativa é estimular as pessoas a utilizarem o transporte coletivo e as bicicletas.

Simultaneamente, o parlamentar direcionou suas atenções também para o principal papel do legislador, que é o de fiscalizar o trato com o dinheiro público e a sua devida aplicação pelo Poder Executivo, além de sugerir a criação e/ou alteração de leis que possibilitem o crescimento ordenado da Cidade e que atendam aos interesses comuns, especialmente da população mais carente.

T

Trajetória

Nascido e criado em Santos, Murilo Amado Barletta, é filho de Florival Barletta e Marília Amado Barletta, falecidos. Ele, empresário do setor cafeeiro, vereador por três legislaturas e presidente do Conselho Deliberativo do Santos FC. Ela, professora e diretora da rede pública municipal e por 15 anos presidente da Associação Feminina Santista que mantinha o Liceu Feminino Santista, tradicional escola para meninas de menor poder aquisitivo.

Acostumado a ver os pais lutando por boas causas resolveu ingressar na política. Com o lema 'Trabalho sério, honesto e transparente', Murilo faz questão de tratar todos os cidadãos com respeito, honrando o cargo a ele concedido pela vontade popular.

Engenheiro civil de formação, por 22 anos trabalhou como corretor de café na praça de Santos no tradicional escritório de sua família. Foi diretor e presidente do conselho e da diretoria da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), onde hoje atua como conselheiro vitalício, além de ter colaborado, como membro do Conselho Fiscal, com a Federação dos Engenheiros e Arquitetos do Estado (FAEASP).Trabalhou ainda no antigo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), na Caixa Econômica Estadual (Nossa Caixa Nosso Banco), em algumas construtoras e empreiteiras da Baixada Santista e na CET-Santos, onde, na área de transportes públicos, atuou de forma decisiva na melhoria e modernização do sistema de transporte de passageiros.

Entusiasta do esporte, praticou futsal, vôlei, tênis e futebol de campo, inclusive no Santos FC, sua grande paixão e onde chegou a atuar pelo time de juniores, na época dos ‘Meninos da Vila’, no fim da década de 70. Posteriormente, passou a integrar a diretoria de Futebol Amador (83/84), quando o time conquistou seu primeiro título da Taça São Paulo de Juniores e idealizou e coordenou o início do futebol feminino no Santos. Ocupou também a diretoria de Esportes Olímpicos do clube em 1986.

Em 2010/2011 assumiu a Diretoria de Futebol Feminino e com o time das ‘Sereias da Vila’ conquistou vários títulos, dentre eles o bicampeonato Paulista, os Jogos Abertos do Interior e o bicampeonato da Libertadores Feminina.

Em paralelo a tudo isso, o hoje vereador também contribuiu como diretor de Esportes do Clube dos Ingleses, tendo realizado um dos maiores torneios de tênis feminino de Santos, evento que inseriu a Cidade no circuito internacional e colaborou para que as atletas pontuassem no ranking profissional. Ainda no clube, apoiou o desenvolvimento do Badminton (jogo semelhante ao tênis, praticado com peteca) e do Beach Tennis na Cidade.

Tem dois irmãos Lucilia e Florival Amado Barletta, é casado com Cristina Rocha Barletta, diretora da Escola Municipal Avelino da Paz Vieira e tem dois filhos, Giuliana e Raphael.

Depoimentos

Entre em contato com o Murilo Barletta